Frank Gehry revela novo projeto em Sidney, na Austrália - 21.12.2010
Escola de Negócios da Universidade de Tecnologia de Sidney, de Frank Gehry - Fachada lesteNo último dia 16 de dezembro, Frank Gehry revelou seu mais novo projeto: a Escola de Negócios da Universidade de Tecnologia de Sidney, na Autrália – o primeiro do arquiteto de 81 anos para o país.
Inspirado em uma casa na árvore, o edificio, orçado em 150 milhões dólares, vai se chamar Dr. Chau Chak Wing – em homenagem ao empresário brasileiro de origem chinesa que, sozinho, doou 25 milhões de dólares para o projeto.
Os pavimentos de escritório de Gehry foram colocados em pilhas verticais e há espécies de rachaduras entre eles, que imitam os troncos das árvores. Os tijolos amarelos, cor de arenito, que compõem esta fachada ondulada do edifício, que fica do lado leste, fazem referência a arquitetura tradicional de Sidney.
Já a fachada oposta, à oeste, é composta por grandes lâminas de vidro, que refletem a arquitetura ao redor, no intuito integrar e interagir com os demais edifícios do campus.
Privilegiando o uso de iluminação natural, por meio de suas amplas janelas e painéis de vidro, que criam uma sensação de transparência e abertura, o edifício de 11 andares vai contar com um auditório de 240 lugares, espaços de ensino e aprendizagem nos primeiros quatro pisos e um terraço aberto no sexto andar.
O edifício Dr. Chau Chak Wing deve transformar a área do sul de Sidney. E, o próprio Gehry admite que o projeto pode provocar alguma controvérsia. "Eu acho que qualquer coisa nova parece gerar algumas dúvidas", disse Gehry.
A construção do Dr. Chau Chak Wing deve começar em 2012 e ser concluída em 2014, mas ainda está sujeita a aprovação. O edifício ficará localizado na esquina da Pista Omnibus com a Estrada Ultimo, no subúrbio da cidade de Ultimo, em uma área relativamente pequena, que atualmente é utilizada como estacionamento.
www.indesignlive.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário