quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Acontece de 03 a 05/11 o evento Recicla Nordeste no Centro de Convenções
Seminários e Cursos
03 de novembro de 2011 – 5ª. feira
14h00
Palestra:Os Avanços da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Resumo: A PNRS coloca o Brasil em condições iguais aos países de sociedade mais organizada, porque tem princípios inovadores. É clara ao definir de que forma se dará o gerenciamento dos resíduos, indicando inclusive sua ordem de prioridade que será a de não geração, a de redução, reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos.
Ela cria uma nova economia para os catadores que organizam-se em cooperativas e para indústria recicladora. Esta fica mais competitiva pelo aumento do volume de materiais e melhor qualidade dos recicláveis.
Silvério esteve à frente da coordenação e elaboração do documento que resultou no decreto presidencial 7.404/2010, regulamentando a nova lei.
15h30
Palestra: A Contribuição da Gestão de Resíduos Sólidos para a Economia Verde
Resumo: Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a chamada “economia verde”, é a tendência para o desenvolvimento de ações sustentáveis e reciclagem no planeta.
O Brasil é visto como um país que já emprega cerca de 500 mil pessoas em diversos projetos de reciclagem e o número pode aumentar. Espera-se que este setor cresça com rapidez em muitos países.
18h30
 Cerimônia de Abertura da RECICLA NORDESTE
Outorga do Prêmio FIEC POR DESEMPENHO AMBIENTAL – 2011
 04 de novembro de 2011- 6ª. feira
14h00
Palestra: Eletrônicos: A nova corrida do ouro
Resumo: Sucatas eletrônicas possuem em sua composição metais preciosos e de grande valor de mercado como ouro, prata, níquel e paládio, mas também sérios contaminantes como chumbo, cádmio, berílio e mercúrio. Quais os desafios e oportunidades no Brasil no mercado de reciclagem de eletrônicos? Como as empresas consumidoras de "e-sucatas" podem auxiliar a indústria eletroeletrônica na solução ambiental dos seus produtos em fim de vida?  Como os comerciantes de recicláveis e suas redes de fornecedores instalados por todo o Brasil podem aproveitar este momento e também lucrarem neste mercado? Existem resíduos eletrônicos que ainda não encontram compradores no mercado nacional e internacional? Há perspectivas para eles? O que fazer com os resíduos eletrônicos que carecem de destinação ambiental adequada e que possuem baixo valor agregado?
15h30
Palestra: Análise do Ciclo de Vida do Produto(ACV) e a sustentabilidade  nas empresas
Resumo:  Todo o processo de fabricação de algum produto produz algum impacto ambiental, devido ao consumo de energia e recursos necessários até mesmo a emissão de gases, geração de efluentes e resíduos em geral. Esse impacto pode ocorrer durante a extração das matérias-primas utilizadas no processo de fabricação do produto, no próprio processo produtivo, na sua distribuição, no seu uso, ou na sua disposição final.
Com o objetivo de identificar e mensurar estes impactos, foi desenvolvida a técnica de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para avaliar aspectos ambientais e os impactos potenciais associados a um produto. Compreende etapas que vão desde a retirada de matéria prima da Natureza, elementares ao sistema produtivo para produção de bens de consumo.
A ACV apresenta-se como importante ferramenta para subsidiar as etapas do desenvolvimento do produto, a gestão da produção, o pós-uso, a logística convencional e a reversa, entre outras, a partir da compilação de informações e das avaliações Técnicas.
05 de novembro de 2011 - sábado
14h00
Palestra: Uma Avaliação do Programa Pró Catador
Resumo: O “Catador de Material Reciclável” normalmente visto como um ator, socialmente excluído, ao longo do tempo – existe desde meados de 1950 – presta serviço à sociedade, mesmo sem dela receber o reconhecimento e pagamento devido, por tal trabalho.
Na grande maioria,excluído do processo de produção, sobrevive, em grande parte, do que a indústria e o comércio rejeitam. No passado (hoje ainda persiste a situação), muitos catadores trabalhavam de maneira precária, em lixões e locais impróprios.  Porém em Dezembro de 2010, o Governo Federal formalizou a continuidade dos programas de incentivo à atividade dos catadores por meio do Decreto 7.405 que institui o Programa Pró-catador.
15h30
Palestra: Inovar com sustentabilidade
Cerimônia de Encerramento
Show Eco Arte e Cultura com o Sanfoneiro “ Waldonys”
CURSO
Educação Ambiental para a Sustentabilidade: Resíduos Sólidos, exemplos de Portugal
Objetivo: Desenvolver a capacidade de compreensão da temática ambiental de forma holística e no âmbito interdisciplinar, enfocando o papel da educação para a construção de sociedades sustentáveis, seja na dimensão local ou global, destacando a importância da gestão dos resíduos sólidos para a formação da boa cidadania. 
Público Alvo:
Estudantes, professores universitários e de nível médio, funcionários da iniciativa pública e privada, empresários, lideranças do terceiro setor, ambientalistas, profissionais da área de educação e o público em geral, interessado na temática.
Carga Horária: 12 horas (dias 3, 4 e 5 de novembro das 14h00 as 17h00).
Sobre a facilitadora
Lurdes Maria dos Santos Soares
Educadora Ambiental – Agência Portuguesa do Ambiente – Lisboa 
Maiores informações no site www.reciclanordeste.com.br 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário