terça-feira, 5 de junho de 2012

Light Algorithms-Issey Miyake

Com suas formas variáveis ​​penetrado por nuances sutilmente luminosa, a luminária  In-Ei de Issey Miyake, feita pela Artemide, produz variações interessantes de luz e sombra: um banho de luz  japonês, criado através do projeto de algoritmos e da aplicação de princípios matemáticos. "Vê-los é a emoção instantânea, o seu espanto e admiração se misturam com a consciência de olhar para um futuro tão esplêndido." Assim, Ernesto Gismondi, presidente e fundador da Artemide, introduz In-Ei, que em japonês significa "sombra", "nuance". Todo o projeto é a síntese da criatividade e análise matemática, com base em um tecido especial, que pode assumir e manter as formas em 3D a partir de uma folha plana comum. Embora à primeira vista o material de que eles são compostos parece ser washi (o papel tradicional japonês), as lâmpadas são feitas com um tecido especial, selecionada pela sua resistência e por sua textura tátil, semelhante ao do papel washi, uma fibra regenerada derivada a partir de garrafas de companhia e com uma transparência superior à do papel,  permitindo manter as formas 3D sem qualquer estrutura interna. Quando não estiver em usopode ser dobrada para o armazenamento. Abaixo: A fase do corte e presss passar-processo.
Top: The In-Ei Issey Miyake
lamps are developed with a
special fabric — a regenerated
fibre derived from pet bottles
and with a transparency
superior to that of paper —
which enables 3D forms to be
perfectly maintained without
any internal structure.
When not in use, the lamps
can be folded up for storage. Above: A phase of the cutting and presss-ironing process behind the making of In-Ei
The cutting and
press-ironing process 
produces the form-from-memory
structural folds of
the In-Ei lamps in Miyake’s
Reality Lab in Tokyo


In-Ei faz parte do projeto "132 5", que Miyake estar desenvolvendo através de seu Reality Lab, em colaboração com dois engenheiros, um cientista de tecnologia da informação, quatro indivíduos jovens e Mitani Jun, um professor universitário de matemática, que também  é aficcionado por origami. O "1" refere-se a única peça de tecido a partir do qual cada criação é criada, o "3" refere-se a tridimensionalidade, o "2" decorre do fato de que, inicialmente, o tecido é dobrado em uma forma bidimensional, e o "5", que segue um espaço vazio, refere-se a metamorfose das formas dobradas.  As dobras que dão origem às formas e as lâmpadas In-Ei, são criadas por um processo muito complexo que, entre outras coisas, se baseia em máquinas de ultra-som e uma tecnologia original patenteado por Miyake. Graças à seu material, estas lâmpadas mantem perfeitamente a sua forma sem que seja necessário qualquer estrutura interna. O processo especial de prensa de engomar produz dobras estruturais que são memorizados pelo tecido, tornando as lâmpadas objetos extensíveis que podem ser reabertos e arrumadas em um flash.
The
shade is diagonally folded by
hand using an iron to prepare
for the next pressing process 
 A sombra é dobrada na diagonal à mão, usando um ferro para se preparar para o próximo processo,  ele começou primeiro a explorar as possibilidades de "132 5" na indústria do vestuário, só mais tarde veio para o setor da iluminação. Mas foi o encontro com a Artemide, que tornou possível criar In-Ei Issey Miyake. As afinidades de visão entre Artemide e Laboratório de  Miyake também decorrem da importância que atribuem às questões de sustentabilidade. "Em meus projetos, eu nunca começo da forma, mas sempre a partir do material disponível que eu crio.  Não por acaso, o tecido em que o projeto foi desenvolvido é um material inovador, com uma capacidade incomum para difundir a luz. Uma fibra regenerada inteiramente derivada de garrafas PET, é o resultado de novas técnicas industriais que cortam o consumo de energia e as emissões de dióxido de carbono em 40 por cento. As formas altamente evocativas assim criadas são animadas por Artemide luzes LED, tecnologia mais relevante hoje em termos de sustentabilidade.
The folded shade
is pressed in the pressing
machine
Folds are
made by hand on the sheet
of fabric, and ironed
Part
of the fabric is attached by
heat, and the edge is cut at
the same time. In this way,
the tube-shade shape is
basically completed
The In-Ei collection,
animated by LED sources,
currently numbers five
forms developed for the
floor-standing wall-hung and
suspension versions
Use of
the special new fabric fibre
cuts energy consumption
and CO2 emissions by 40%
compared to a similar lamp
produced with fresh raw
materials
fonte:http://www.domusweb.it/

Um comentário:

  1. Really nice!! I think you should give this brand a look if you're into lighting, i love their work! http://delightfull.eu

    ResponderExcluir