Com suas formas variáveis penetrado por nuances sutilmente luminosa, a luminária In-Ei de Issey Miyake, feita pela Artemide, produz variações interessantes de luz e sombra: um banho de luz japonês, criado através do projeto de algoritmos e da aplicação de princípios matemáticos. "Vê-los é a emoção instantânea, o seu espanto e admiração se misturam com a consciência de olhar para um futuro tão esplêndido." Assim, Ernesto Gismondi, presidente e fundador da Artemide, introduz In-Ei, que em japonês significa "sombra", "nuance". Todo o projeto é a síntese da criatividade e análise matemática, com base em um tecido especial, que pode assumir e manter as formas em 3D a partir de uma folha plana comum. Embora à primeira vista o material de que eles são compostos parece ser washi (o papel tradicional japonês), as lâmpadas são feitas com um tecido especial, selecionada pela sua resistência e por sua textura tátil, semelhante ao do papel washi, uma fibra regenerada derivada a partir de garrafas de companhia e com uma transparência superior à do papel, permitindo manter as formas 3D sem qualquer estrutura interna. Quando não estiver em uso, pode ser dobrada para o armazenamento. Abaixo: A fase do corte e presss passar-processo.
In-Ei faz parte do projeto "132 5", que Miyake estar desenvolvendo através de seu Reality Lab, em colaboração com dois engenheiros, um cientista de tecnologia da informação, quatro indivíduos jovens e Mitani Jun, um professor universitário de matemática, que também é aficcionado por origami. O "1" refere-se a única peça de tecido a partir do qual cada criação é criada, o "3" refere-se a tridimensionalidade, o "2" decorre do fato de que, inicialmente, o tecido é dobrado em uma forma bidimensional, e o "5", que segue um espaço vazio, refere-se a metamorfose das formas dobradas. As dobras que dão origem às formas e as lâmpadas In-Ei, são criadas por um processo muito complexo que, entre outras coisas, se baseia em máquinas de ultra-som e uma tecnologia original patenteado por Miyake. Graças à seu material, estas lâmpadas mantem perfeitamente a sua forma sem que seja necessário qualquer estrutura interna. O processo especial de prensa de engomar produz dobras estruturais que são memorizados pelo tecido, tornando as lâmpadas objetos extensíveis que podem ser reabertos e arrumadas em um flash.
Really nice!! I think you should give this brand a look if you're into lighting, i love their work! http://delightfull.eu
ResponderExcluir