sábado, 6 de outubro de 2012

Prêmio Planeta Casa


Saiu  o resultado do Prêmio Planeta Casa, a festa aconteceu no Museu da Casa Brasileira em São Paulo, empresas, ongs, arquitetos e designers que se preocupam com sustentabilidade, foram os premiados!!
Vencedor na categoria design de interiores - A preocupação com a economia de energia levou à escolha de eletroeletrônicos de baixo consumo e da iluminação de LEDs.
Vencedor na categoria design de interiores, a preocupação com a economia de energia levou à escolha de eletroeletrônicos de baixo consumo e da iluminação de LEDs.
Vencedor na categoria design de interiores - Ilha que divide sala e cozinha traz cooktop e pia e serve de área de preparo. Na hora de servir, basta deslizar alguns painéis e ela vira mesa de jantar.  
Vencedor na categoria design de interiores - Ilha que divide sala e cozinha traz cooktop e pia e serve de área de preparo. Na hora de servir, basta deslizar alguns painéis e ela vira mesa de jantar.
Vencedor na categoria design de interiores - A área de 3,20 m² ocupada pela cama ganha outra função durante o dia: o painel preto da cabeceira desce e a transforma em um tablado para abrigar o escritório. A bancada de trabalho sai de dentro do armário que esse painel também esconde.
A área de 3,20 m² ocupada pela cama ganha outra função durante o dia: o painel preto da cabeceira desce e a transforma em um tablado para abrigar o escritório. A bancada de trabalho sai de dentro do armário que esse painel também esconde.
Menção honrosa categoria design de interiores - Adega Casa Cor SP 2012. Lugar acolhedor para a degustação de vinhos, a adega de 80 m2, assinada pela arquiteta Adriana Noya para a mostra de São Paulo, incorporou soluções e acabamentos que minimizam o impacto ambiental, caso do piso de bambu, matéria-prima renovável, e do painel de aparas de mármore na parede. A arquiteta ainda elaborou uma cartilha sobre reciclagem de materiais, posta à disposição do público durante a mostra.
Menção honrosa categoria design de interiores - Adega Casa Cor SP 2012. Lugar acolhedor para a degustação de vinhos, a adega de 80 m2, assinada pela arquiteta Adriana Noya, incorporou soluções e acabamentos que minimizam o impacto ambiental, caso do piso de bambu, matéria-prima renovável, e do painel de aparas de mármore na parede. A arquiteta ainda elaborou uma cartilha sobre reciclagem de materiais, posta à disposição do público durante a mostra.
Vencedor na categoria projeto arquitetônico - Já imaginou construir sua própria casa? Pois foi o que o bioconstrutor Angelo Negri fez. Em dez meses, ele levantou a Toca do Tatu, de 120 m², onde vive com a mulher, débora leite, na Ecovila Clareando, em Piracaia, SP. 
Vencedor na categoria Projeto Arquitetônico - Com poucos recursos, angelo optou por técnicas de bioconstrução, como o superadobe, ou terra ensacada: nela, a estrutura é composta de sacos preenchidos de terra do próprio terreno.
 Vencedor na categoria projeto arquitetônico - Com poucos recursos, angelo optou por técnicas de bioconstrução, como o superadobe, ou terra ensacada: nela, a estrutura é composta de sacos preenchidos de terra do próprio terreno. 
Foi usado sacolas de ráfia pequenas, para conseguir erguê-las sozinho. isso permitiu que tivesse poucos ajudantes na obra”, conta angelo. Ele aprendeu a técnica ao atuar como voluntário em instituições de bioarquitetura e, neste projeto, teve a assessoria da arquiteta Bianca Joaquim, “financeiramente acessível a todas as classes, o grande mérito desse sistema construtivo é poder ser replicado em todo o Brasil”, ressalta o arquiteto Roberto loeb, membro do júri do Prêmio.
Vencedor na categoria projeto arquitetônico - As paredes de sacos de terra geraram o mínimo de resíduos, permitindo um canteiro de obras limpo em todas as etapas da construção da casa de Angelo Negri e Debora Leite. O casal se preocupou em orientar a casa de modo a aproveitar ao máximo a luz natural. Também fez aberturas de vidro na parte superior da sala, que aumentaram a claridade e minimizaram o gasto de luz elétrica. O projeto conta ainda com tratamento do esgoto doméstico, captação de chuva e aquecedores solares.
As paredes de sacos de terra geraram o mínimo de resíduos, permitindo um canteiro de obras limpo em todas as etapas da construção da casa. O casal se preocupou em orientar a casa de modo a aproveitar ao máximo a luz natural. Também fez aberturas de vidro na parte superior da sala, que aumentaram a claridade e minimizaram o gasto de luz elétrica. O projeto conta ainda com tratamento do esgoto doméstico, captação de chuva e aquecedores solares.
Angelo Negri e Debora Leite.
Menção honrosa categoria projeto arquitetônico - Casa Vila. Rápida e efciente: assim foi a obra desta casa de 207 m² na região metropolitana de Curitiba, projeto dos arquitetos Fernando Caldeira de Lacerda, Bernardo Richter e Pedro Amin Tavares, da Arquea.
 
 Menção honrosa categoria projeto arquitetônico - Casa Vila. Rápida e efciente: assim foi a obra desta casa de 207 m² na região metropolitana de Curitiba, projeto dos arquitetos Fernando Caldeira de Lacerda, Bernardo Richter e Pedro Amin Tavares, da Arquea.
Menção honrosa categoria projeto arquitetônico - Usou-se o prático sistema construtivo wood frame, que usa perfs e placas de madeira de reforestamento. Paredes recheadas de lã de PET reciclado asseguram o conforto térmico e acústico. Outro mérito está na divisão da morada em três volumes, o que facilita a execução. 
Foi usado o prático sistema construtivo wood frame, que usa perfs e placas de madeira de reforestamento. Paredes recheadas de lã de PET reciclado asseguram o conforto térmico e acústico. Outro mérito está na divisão da morada em três volumes, o que facilita a execução.
Fonte:http://casa.abril.com.br/materia/premio-planeta-casa

Um comentário:

  1. bom dia, pessoal, tudo bem? Sou Lindomar, vou construir minha casa de superadobe, estou reunindo material para planejar bem tudo. no momento estou informações sobre o reboco interno e externo. moro na cidade de curitiba paraná sul do brasil. um geralmente frio, úmido, com as chuvas, enfim..... como fazer um bom reboco externo? a pintura pode ser natural? as instalações eletricas e hidraulicas, como sao feitas exatamente, enfim, agradeço muito a atenção. email: lindomar101@hotmail.com telefone 41 9677-3865 felicidade a todos.

    ResponderExcluir