domingo, 5 de junho de 2011

Arquitetura Sustentável - Eco Dorme

Em homenagem ao dia Mundial do Meio Ambiente, vou postar um projeto de construção chamado Eco-Dome, que  foca a moradia como um direito humano básico, ao mesmo tempo em que atende às necessidades globais de hoje: preservar os recursos naturais e energia, pôr fim ao desmatamento, diminuindo a poluição e o aquecimento global, promovendo a saúde, a cura e culturas das comunidades, abaixo plantas e fotos da construção.















Localizada no deserto de Mojave, o projeto Cal-Earth está na vanguarda da tecnologia da Arquitetura da Terra e da Cerâmica.
A tecnologia e os projetos desenvolvidos são inspirados pelos princípios da arquitetura: os elementos naturais universais, o arco
e seus derivados da abóbada da cúpula, energia sustentável, geometria natural e simetria da estrutura e unidade de tensão e compressão.








 
O Eco-Dome é um projeto de uma pequena casa com aproximadamente 40 m² de espaço interior. É constituída por uma grande cúpula central, rodeada por quatro pequenos nichos em um padrão de folha de trevo. A pequena casa é auto-suficiente e pode ser o primeiro passo de um projeto de cluster para uso da comunidade em uma Eco Vila.
A construçãoé feita com terra local (terra estabilizada com cimento ou cal) e máxima utilização do espaço por meio de opções alternativas. A cúpula principal e os quatro nichos, podem funcionar como: sala principal, hall de entrada, cozinha, banheiro ou quarto; sala de estar, hall de entrada, e três-quartos ou sala de estar, hall de entrada, dois quartos e um banheiro, são necessários uma equipe de três a cinco pessoas para construir. É projetado para aproveitar o sol, a luz e o vento para iluminação, aquecimento e resfriamento passivo. Energia e aquecimento solar podem ser incorporados no projeto e o mobiliário interior pode também ser incorporado com mesmo material.
imagens Carl-Earth

Nenhum comentário:

Postar um comentário