Uma metrópole que não polui o ar, a água e tampouco o solo. Sonho? Não para o arquiteto britânico Norman Foster, criador do projeto Masdar City, uma cidade localizada nos arredores de Abu Dhabi, no meio do deserto dos Emirados Árabes Unidos, em que existirão somente tecnologias limpas, energia solar e eólica. Atualmente, conta com seis prédios, uma rua principal, 101 apartamentos pequenos, uma livraria eletrônica e o Masdar Institute, uma ramificação do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Sua finalização completa, o projeto encontra-se em sua segunda fase – só se dará por volta de 2025.
Diversas são as tecnologias limpas empregadas nas residências e no transporte público da cidade. A torre eólica, chamariz arquitetônico, com 45 m de altura, gera eletricidade a partir dos ventos da região e ainda informa à população a quantidade de energia consumida. Destaque-se ainda a grande quantidade de painéis fotovoltaicos, responsáveis pela produção da maior parte da energia utilizada. Gás natural também é usado, principalmente no isolamento térmico de alguns dos edifícios, isso sem falar no Superbus, ônibus movido a eletricidade atualmente em fase de testes pela Abu Dhabi Future Energy Company, entidade que coordena o planejamento e a implementação de Masdar City. Para que os habitantes não se esqueçam do compromisso da cidade com a economia de energia, foi criada até uma “polícia verde” para monitorar o consumo de cada cidadão. Ao custo total de US$ 1,4 bilhão, Masdar City tenta ser o principal exemplo para um futuro sustentável.
fonte: ABAVIDRO
Telma,
ResponderExcluirTeu blog é uma revista, temos que está sempre visitando porque sempre tem novidades. Parabéns, muito boa a matéria. Ta ficando concorrente da ecopolis do discovery channel.
um abraço.