segunda-feira, 22 de agosto de 2011

1º Arranha Céu Verde-Hearst Tower em Manhattan


A Heast Tower, em Nova Iorque, é um exemplo de inovação em design e tecnologia. Foi o primeiro arranha-céus de Manhattan a receber a medalha de ouro do programa Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), do US Green Building Council, em 2006.
hearst tower arquitetura sustentavel green building new york
O nome desta torre vem do magnata da imprensa William R. Hearst, fundador da Hearst Corporation. A antiga sede de sua empresa era um edifício Art Deco de 1928, projetado pelo arquiteto Joseph Urban, situado próximo ao Columbus Circle. Quase 80 anos depois, um novo edifício surgiu. O projeto do arranha-céus deveria estabelecer um diálogo perfeito entre o novo e o velho, como no British Museum, em Londres, e no Reichstag, em Berlim, ambos do arquiteto britânico Norman Foster. E foi ele, juntamente com Adamson Associates, quem assinou a Hearst Tower.
Todo o miolo do edifício Art Deco foi demolido, restando apenas as paredes das fachadas externas, que passaram a servir de vedação para o grande lobby do novo prédio. O edifício antigo foi ligado ao novo por painéis de vidro que inundam de luz natural os espaços internos, gerando uma leveza visual e a impressão de que o arranha-céus flutua.
A Hearst Tower definitivamente não é um arranha-céus convencional. Sua estrutura é composta por um sistema denominado diagrid, palavra da língua inglesa composta pela junção de duas outras: grade e diagonal. Esse sistema estrutural é uma malha diagonal de alta eficiência em termos de peso, pois necessita de aproximadamente 20% menos de aço do que uma armação estrutural convencional. Tal permitiu uma economia de aproximadamente 2000 toneladas do material.
hearst tower arquitetura sustentavel green building new york
As peças diagonais, vistas das fachadas, não exercem apenas função decorativa ou de vedação: são elas mesmas que compõem o sistema estrutural. Os cantos resultantes dos encontro das diagonais foram cortados, de forma semelhante ao corte de um diamante, enfatizando as proporções verticais e criando uma silhueta ímpar que, por ser tão diferente, se destaca na skyline da ilha.
Além de seu design inovador, a torre de 42 andares foi projetada para consumir 25% menos energia do que os prédios situados nas redondezas. 80% da estrutura original demolida foi reciclada, e 90% do aço utilizado contém materiais reciclados. A economia de energia a cada ano equivale à retirada de 174 carros das ruas.
Seu telhado possui um sistema de coleta de água das chuvas. Essa água é armazenada no subsolo e reutilizada no próprio edifício. Um dos pontos de reutilização está no lobby, logo na entrada do edifício, ao lado das escadas rolantes, onde fica a icefall, uma queda d’água projetada com a função de umidificar o ambiente e amenizar a temperatura interna. De todo o lobby, inclusive na cafeteria ali localizada, é possível ouvir o agradável som da água caindo. O sistema de aproveitamento da água pluvial reduz a emissão de água para os esgotos da cidade em 25%.
hearst tower arquitetura sustentavel green building new york
A Hearst Tower foi projetada para proporcionar aos trabalhadores do edifício um ambiente saudável, o grande aproveitamento de luz e de espaço foram condutores do projeto, fachadas de vidro permitem entrada de luz natural em todos os andares dos escritórios, e uma grande interação com o espaço externo através da ampla vista sobre a cidade. Os andares foram compostos com o mínimo possível de paredes, e a coluna dos elevadores foi deslocada em direção a uma das faces do prédio para liberar ainda mais espaço em cada um dos pavimentos.
A automação da luz foi minuciosamente estudada. No interior dos escritórios existem sensores que controlam a quantidade de luz artificial nos pavimentos de acordo com a quantidade de luz natural incidente sobre o ambiente em cada momento do dia. Os sensores também detectam o nível de atividade no prédio, fazendo com que as luzes e os computadores desliguem automaticamente quando o ambiente é esvaziado.

hearst tower arquitetura sustentavel green building new york

Fonte: Obvious

Nenhum comentário:

Postar um comentário