domingo, 6 de maio de 2012

Ponte de Vidro no Canadá

Estendida sobre o rio Bow a ponte é de concreto reforçado e aço. O vidro está no teto e guarda-corpos. São 126 m cruzando o rio, sem colunas ou vigas de sustentação, um grande desafio, mas que minimizou impactos ambientais. Possui 5,85 m de altura, 8 m de largura e uma pista para pedestres e ciclistas de 3,7 m.
 
Quando foi convidado para assinar essa obra, Calatrava idealizou uma ponte que atendesse a rotina dos moradores e atletas que usavam outras pontes e o leito do rio para caminhadas e exercícios. Além de permitir a travessia segura para a outra margem e passeios, já que a Ponte da Paz é exclusiva para pedestres e ciclistas, ela protegerá os transeuntes contra frio e outras intempéries. Estima-se que cerca de 1.500 pessoas passarão por ali diariamente.

“Apesar de o conceito da ponte ser bastante desafiador, estou muito orgulhoso. Foi uma honra e um prazer trabalhar nessa cidade”, disse Calatrava. Ainda que traga benefícios, a obra não foi totalmente aceita pelos moradores porque o projeto não foi escolhido por meio de um concurso público e custou 24,5 milhões de dólares, quantia financiada por taxas pagas pelos cidadãos. Eles argumentam que a ponte não era de fato necessária e que o dinheiro poderia ter sido destinado a outros fins mais urgentes.

fonte:http://www.abravidro.org.br

2 comentários: