Estendida sobre o rio Bow a ponte é de
concreto reforçado e aço. O vidro está no teto e guarda-corpos. São 126 m
cruzando o rio, sem colunas ou vigas de sustentação, um grande desafio,
mas que minimizou impactos ambientais. Possui 5,85 m de altura, 8 m de
largura e uma pista para pedestres e ciclistas de 3,7 m.
Quando foi convidado para assinar essa
obra, Calatrava idealizou uma ponte que atendesse a rotina dos moradores
e atletas que usavam outras pontes e o leito do rio para caminhadas e
exercícios. Além de permitir a travessia segura para a outra margem e
passeios, já que a Ponte da Paz é exclusiva para pedestres e ciclistas,
ela protegerá os transeuntes contra frio e outras intempéries. Estima-se
que cerca de 1.500 pessoas passarão por ali diariamente.
“Apesar de o conceito da ponte ser bastante desafiador, estou muito
orgulhoso. Foi uma honra e um prazer trabalhar nessa cidade”, disse
Calatrava. Ainda que traga benefícios, a obra não
foi totalmente aceita pelos moradores porque o projeto não foi escolhido
por meio de um concurso público e custou 24,5 milhões de dólares,
quantia financiada por taxas pagas pelos cidadãos. Eles argumentam que a
ponte não era de fato necessária e que o dinheiro poderia ter sido
destinado a outros fins mais urgentes.
Excelente postagem, como sempre! Parabéns
ResponderExcluirJusto o que procurava sobre vidro bh
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